O que é o PVU?

O Programa de Voluntariado Universitário do Uniptan (PVU) é uma iniciativa do Centro Universitário Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão, em parceria com o Núcleo de Empregabilidade (NEMP), seu principal objetivo é oferecer aos alunos e colaboradores, experiências que vão para além dos conhecimentos teóricos dos laboratórios e salas de aula.

Através de inserções, atividades, formação e ações sociais o PVU busca ser uma ponte entre o mundo universitário e a sociedade, buscando assim a aplicação dos conhecimentos acadêmicos na vida das pessoas, principalmente aquelas marginalizadas e em situação de vulnerabilidade.

Quais são os benefícios do PVU?

Além da incrível aventura humana e espiritual que os voluntários podem levar para a vida inteira, o PVU oferece os seguintes benefícios:

Certificado de voluntário: Todos os participantes que realizarem o voluntariado universitário Uniptan receberão certificado de voluntariado oferecido pela COPEX. A carga horária será compatível à duração do voluntariado e a modalidade do voluntariado.

Certificado do curso de Formação para Voluntários: Todos os participantes que fizerem os cursos de formação para Voluntariado (pré-requisito para realizar o Voluntariado Universitário) receberão certificado oferecido pela COPEX.

Qual é a metodologia usada no PVU?

O Programa de Voluntariado Universitário do Uniptan (PVU) atuará em quatro pilares metodológicos para a contemplação da prática do voluntariado, sendo eles:

a) Formação: etapa em que os voluntários selecionados irão participar de uma capacitação visando contextualizar o (s) voluntário (s) sobre o voluntariado e conciliar as necessidades da unidade com as aspirações pessoais do (s) candidato (s);

b) Planejamento: etapa em que os voluntários, serão incentivados a avaliar as demandas e planejar ações para qualificar ainda mais os serviços prestados no PVU;

c) Ação: etapa em que os voluntários realizam a imersão no meio social e podem oferecer suas habilidades e obter conhecimento e competências a partir do outro.

d) Avaliação: a última etapa é pautada na realização de um relatório final, trazendo um balanço das atividades realizadas e uma avaliação sobre os efeitos que a prática promoveu.

Como faço para participar?

Você possui uma proposta de voluntariado? Preencha o formulário e entraremos em contato. Formulário

Você quer ser voluntário de alguma campanha? Preencha o formulário e entraremos em contato. Formulário